quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Por trás da notícia

Por trás de uma notícia existem várias intenções. Uma mesma história pode ser narrada de inúmeras maneiras diferentes. Vejamos como seria noticiada a conhecida história de chapeuzinho vermelho em diversos meios de comunicação que conhecemos:
“JORNAL NACIONAL (William Bonner): 'Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem... '. (Fátima Bernardes): '... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia'. PROGRAMA DA HEBE (Hebe): ‘... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo? '. CIDADE ALERTA (Datena): '... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades?! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo não... ' REVISTA CLÁUDIA' - Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho'. REVISTA NOVA' - Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama’. FOLHA DE S. PAULO - Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'. Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador. O ESTADO DE S. PAULO - 'Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT'. O GLOBO - 'Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo para salvar menor carente'. ZERO HORA (Porto Alegre) 'Avó de Chapeuzinho nasceu no RS'. AQUI - Lobo pedófilo: sangue e tragédia na casa da vovó'. REVISTA CARAS (Foto da menina na banheira de hidromassagem) Chapeuzinho fala a CARAS: 'Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa. '. PLAYBOY (Ensaio fotográfico no mês seguinte) 'Veja o que só o lobo viu'. REVISTA ISTO É - Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente'. G MAGAZINE (Ensaio fotográfico) 'Lenhador mostra o machado'. SUPER INTERESSANTE - 'Lobo mau: mito ou verdade?'. DISCOVERY CHANNEL -'Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver'. REVISTA VEJA - Exclusivo: Lula sabia das intenções do lobo.”(autor desconhecido)....
Mas, e por aqui, como seria passada essa notícia em Passos?
TV INDEPENDÊNCIA – Com certo atraso e sem querer se comprometer muito traz: Você no foco entrevistas atores da peça “Chapeuzinho Vermelho” encenada no Teatro Rotary. Pausa para: propaganda da FESP... informativo da FESP... noticiário sobre vestibular de inverno FESP...
FOLHA DA MANHÃ - “MP investiga suposta ligação de Ataíde com Lobo Mau”.
Na página 02, durante uma semana todos os adversários e inimigos do prefeito emitiriam suas “opiniões” sobre o caso. Nas “Cartas do leitor”, assinadas geralmente por D.H.S, G.B.P, L.P.Q., cartas parabenizando a matéria e a iniciativa do MP e do jornal. Já na página 03, nos chegam os detalhes sobre o caso. Título: FONTES GARANTEM TER VISTO PREFEITO COM O LOBO. Geralmente essas fontes são fidedignas: um ex-assessor demitido que resolve contar tudo que “sabia”, mas que nunca disse enquanto esteve lá recebendo seu salário para aparecer de vez em quando. Outra vez é um indignado cidadão, coincidentemente ex-motorista do candidato da oposição. Mas pode ainda ser o dono de uma empresa que prestava serviço ao município no mandato anterior (do candidato da oposição). Ou ainda um advogado com passagens históricas: a venda de uma ação popular para um ex-prefeito (coincidentemente o candidato da oposição, que também era o patrão motorista anteriormente citado). A outra do referido Doutor é aquele contrato suspeitíssimo que fez com um vereador de oposição para trabalhar na câmara dividindo seu salário com outro que realmente ia ao local. Mas isso tudo tem muito valor, afinal de contas, são pessoas de uma idoneidade moral incontestável. Como diria Raul Seixas: “eu não preciso ler jornal, mentir sozinho eu sou capaz”. Desculpem-me por pensar e volto a repetir: "desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual”.

3 comentários:

Carlos Alberto Alves disse...

Waldemar, o contexto da discussão é este mesmo. Mas quanto uma posição "oficial", ela precisa ser analisada numa visão macro, que leve em conta o universo como um todo em questão (o eleitorado). Estou aguardando isso para me posicionar, evitando que a gente maximize erros.

Abs

Carlosalbertoalves

Unknown disse...

Mais um belo texto Junão.
A cada texto vc se supera. Parabéns!!!

Conrado OP Andrade disse...

VISÃO DIFERENTE