segunda-feira, 6 de julho de 2009

Comarca de Jacuí

Dizem que a melhor profissão que existe é a de comentarista, como os de futebol, por exemplo. Em geral, estes sempre fazem seus comentários depois do fato ocorrido, assim, estão sempre com a razão. Alguns articulistas de jornal são assim também, passado o fato, chegam cheios de “marra”, falando um monte. Como me propus a fazer algo diferente desde quando comecei a escrever, vou comentar o próximo pleito eleitoral, mas não no sentido de acertar o que vai acontecer, muito pelo contrário, eu quero é alertar para o que pode ocorrer e errar tudo, logicamente falando, no que diz respeito à Passos.
O quadro que se pinta a nível estadual com forte impacto na nossa região, remete para a possibilidade do Deputado Carlos Melles, de São Sebastião do Paraíso, galgar mais alguns degraus na sua já vitoriosa carreira política. Não são pequenas as chances deste sair para o senado, lembrando que são duas as vagas para este em 2010. Pode ser também convencido a aceitar uma indicação para vice numa bem provável dobradinha do DEM com os tucanos mineiros. Desta forma, se abre na região um enorme colégio eleitoral para Deputado Federal. Contudo, o grupo político de Melles, no seu legítimo direito, conquistado com trabalho e união, não irá deixar isso migrar para outros e poderá alçar o Deputado Estadual Antonio Carlos Arantes para Brasília, apresentando um novo candidato à Assembléia Mineira. O nome da vez seria o do prefeito de Paraíso, Mauro Zanin. Se isso se concretizar caberá a nós tão somente elogiar a capacidade de organização e persuasão do grupo político liderado por Melles e Arantes, lembrando que esse possui ramificações até mesmo em Passos.
Enquanto isso, na cidade com o maior colégio eleitoral da região, com seus mais de 73 mil votos, tem gente apoiando a idéia de não se lançar candidato a deputado federal daqui. Alguns têm motivos particulares para isso, mas fazem querer parecer que se trata de um projeto político. Apadrinhados por deputados que só vêm aqui para ver as “belezas” da nossa cidade, algumas que na verdade nem daqui são, tentam incutir em nós a idéia que não somos capazes de fazer deputados federais. Já fizemos em outras épocas e nos dois últimos pleitos, mesmo com um peso enorme na caçamba, teve candidato daqui com votos suficientes para ser eleito em legendas de menor expressão. É lógico que não é tarefa fácil, ainda mais que a região ouve e lê todos os dias que a desunião dos nossos políticos irá nos levar a nova derrota. Nisso o jornal e algumas rádios da cidade fazem seu papel direitinho, sendo que muitas vezes essa ação é bancada pelos políticos de fora, que por sinal também fazem seu dever de casa em dia. Fazem questão de bater nessa tecla gerando assim um estado de desconfiança da região com relação às chances dos nossos candidatos. Aí você pode estar dizendo que isso realmente ocorre. Desta forma, existe mesmo uma razão para isso, pois os resultados têm apontado nesta direção. Correto, mas aí eu deixo uma pergunta: Seria isso uma causa ou conseqüência?
A verdade, sem querer ser dono dela, é que em decorrência destes fatos não somos nem sombra do que já fomos um dia. Lembro bem de uma eleição com um federal e dois estaduais eleitos daqui, e “só” tenho 40 anos. Recordo do Sr. Joaquim Freire como candidato ao Senado Federal. Secretários de Estado, Secretários Adjuntos de importantes secretarias estaduais, Diretores de Bancos estatais, Presidente de Comissões da Assembléia e até mesmo presidente desta, no caso, o saudoso Neif Jabur. Agora, pelo visto e exposto, caminha a “Passos” largos para “voltarmos a ser parte” da Comarca de Jacuí.

Um comentário:

Guilherme - Português disse...

Oi tio, faz tempo q nao escrevo aqui... Qto as eleicoes, nao estou mto por dentro (afinal ainda falta mais de 1 ano) mas o q eu temo acontecer em Passos eh q nao vao lancar nehum para Federal, mas o pior, li uma vez no blog do Carlos, que tem gente pensando em lancar 7 (SETE) para estadual!!! Nao entendi mto bem a matematica aqui, mas na minha opiniao, apesar do q vc disse, q ja houve eleicoes q elegeram-se 2 Estaduais e 1 Federal, Passos deveria recomear devagar, lancando apenas 1 para cada cargo. Porem ainda acho q serao mais 4 anos sem representantes pois hj, sem duvida, Passos anda cada vez mais para tras e o pior, a passos de gigante :(