quinta-feira, 24 de setembro de 2009

“Visitantes Ilustres”


Fiquei praticamente duas semanas sem escrever. Não que esteja faltando assunto, isso tem de sobra, e como. Dei uma parada porque estava empenhado em duas palestras, mas estamos de volta. A semana que passou foi de grande movimentação na cidade, onde tivemos várias visitas “ilustres”. Todos de olho nos 73 mil eleitores sem um efetivo candidato a deputado federal. Isso explica facilmente a presença por aqui de alguns políticos, mas algumas mentes brilhantes acham mesmo que é por prestígio da administração: “Em menos de uma semana recebemos a visita de dois ministros, um ex-ministro, seis deputados”. Meu Deus, mas como diz um amigo: “Melhor ouvir isso do que ser surdo”. Nada como colocar meia dúzia de “bába-ovos” no quadro da prefeitura para poder dizer besteiras a vontade e ainda achar que faz sucesso.
Fiz uma rápida checagem a nível estadual e não se tem, pelo menos aparentemente, nenhuma cidade em Minas com 73 mil eleitores sem uma liderança que canalize boa parte desses votos a uma vitória no ano que vem para deputado federal. Isso sim atrai um monte de políticos, todos ávidos por este escasso tipo de colégio eleitoral, ainda mais sabendo que tem uma turma que sempre se vendeu baratinho para deputados de outras cidades e até mesmo de outras regiões do estado. Onde mais se tem a chance de com uns trocados, ou um cargo de assessor pago pelo contribuinte, ou umas emendinhas parlamentares (que a cidade teria aos montes se tivesse um deputado seu), ter a possibilidade de arrebanhar uns 7 mil votos, representando tão somente 10% do eleitorado. Muito mais visitas desse tipo teremos até outubro do ano que vem. E alguns pombos ficam radiantes com as migalhas que lhes são oferecidas, pois para eles é mais que suficiente, a cidade que se “lasque” (censurei o outro termo). Acham até que isso significa prestígio.
Vou defender até o fim Passos ter candidato a deputado federal. Pode até ser meia boca como das últimas vezes, bom mesmo seria se fosse alguém diferente. Ouvi falar no vereador Renato Andrade, ótima pessoa, um bom nome na verdade, mas como todos sabem, está na base do prefeito e provavelmente não terá apoio nenhum por lá, aja visto que está mais que claro que a administração se dividirá entre os vários pára-quedistas que nos visitam. É o tal prestígio, diga-se de passagem, um dos chocolates mais baratos do mercado. Uma dobradinha com a oposição fica difícil, pois isso seria um contra senso, pois ele não tem o apoio nem mesmo no seu grupo, onde vota fechadinho e pouco se manifesta em temas polêmicos que dizem respeito ao governo municipal. Uma pena, porque seria uma bela pedida, a melhor em muitos anos.
Ainda sobre os visitantes ilustres, qualquer dia eles fretam juntos um avião para vir aqui. Afinal de contas, temos “cabos eleitorais” e votos para todos os gostos e cores.

4 comentários:

Everton disse...

É Waldemar, quanto tempo mais vamos levar para termos representantes no congresso e na ALMG? É inconcebível uma cidade do porte da nossa Passos ficar sem representantes. O problema é que nossos políticos não tem boa vontade de fazer campanha e se contenta com migalhas de representantes de outras cidades. Vale lembrar que nossos vizinhos tem 2 representantes na ALMG e um peixe grande no congresso, sempre recebendo verbas e instituições importantes, como o SENAI. E Passos? Estagnada. A hora de unir em torno de um candidato é agora. Fica aqui minha indignação contra nossos políticos e contra os sanguessugas que vem aqui receber votos e depois nem sabem onde fica Passos

Conrado OP Andrade disse...

Deixo aqui um dado numerico interessante em se tratando de nossa não representatividade:
Dep. Carlos Melles, em um único ano trouxe para Passos, a quantia de R$1.000.000,00 (Hum Milhão de Reais). Neste mesmo período alocou para os cofres de nosso vizinho maior, a quantia de
R$19.000.000,00 (Dezenove Milhões de reais).
E tem "agrupamentos" polícos que ainda pensam que Passos não está enfrentando um grande problema, não dando a devida importancia para a questão. Não cogito a idéia de ficar mais 4 anos "marretando"..
Vamos usar a cabeça!!

Conrado Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Conrado Andrade disse...

+ DE 2 SOU ARANTES E MELLES!

E espero que esse seja o lema de PASSOS caso os chefes de partidos e pré-candidatos não se alinhem!