terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fechando a conta

Já tinha dado por encerrado os comentários sobre as nomeações do novo governo municipal quando um amigo me perguntou se eu sabia qual foi o partido, depois do PMDB é lógico, que mais indicou gente para a composição da nova administração. Levando a pergunta a sério me coloquei pensando, fui fazer as contas, noves fora o PP que não levou praticamente nada, pelo menos nos cargos no 1º escalão, quando eu chegava à conclusão de que ficaram mais ou menos igual as migalhas atiradas aos demais pombos, quer dizer, partidos coligados, eis que meu amigo me interrompe já com a resposta pronta. Na verdade a pergunta não passava de uma brincadeira, sua resposta para a própria pergunta era de que foi o PF que mais indicou. Não é prato feito ou Polícia Federal “bugrada”, segundo ele, PF é Partido da Folha, referindo-se a Folha da Manhã, em alusão a nomeação de um colunista e um dos seus articulistas, além da irmã do dono do jornal, o senhor Carlos Parreira.
Como já salientou em seu primeiro artigo depois de nomeado funcionário público, meu amigo Issa Farah, articulista da Folha, diga-se de passagem, a gente mais troca e-mails que propriamente se encontra nesta correria da vida, adiantou que sempre se considerou um assessor de Hernani, e também já aproveitou para pedir um tempo para as eventuais cobranças que já pipocam por aí, até na saúde. Conhecendo o Issa, tenho certeza de que ele tem algum projeto a realizar, caso contrário não haveria motivos para aceitar essa nomeação. Lembro do meu pai brincando com ele quando dizia: “O que o Noé Faria, o Fayes não fez, o Issa Farah”. Tomara que sim, tem potencial e o “Juninho” com certeza vai cobrar. O Issa sempre se lembra de mandar mensagens de esperança e fé pra gente, assim deixo meu “boa sorte” e que Deus esteja com ele nessa nova empreitada.
Outra indicação que não chega a causar nenhum espanto foi a do colunista César Tadeu Elias, que eu já havia adiantado que poderia ser utilizado na administração Hernani. César é a versão da “Ardeia” do irreverente José Simão, o Macaco Simão, colunista da Folha de São Paulo. Pra quem não conhece, Zé Simão é autor de frases celebres, como: “No Brasil nem a esquerda é direita”. Além de apelidos que pegaram em cheio, como o de “picolé de chuchu”, para Geraldo Alckmin. Mas voltemos ao nosso colunista mais picante, que sempre bombardeou o ex-prefeito e sua esposa, chegando a anunciar que este deixaria o cargo antes dos 150 anos de Passos. Nem sempre se acerta em cheio as previsões, mas que saiu, saiu, assim diria César Tadeu, sem perder a pose e seu bom humor. Fica apenas uma tristeza, pois muito provavelmente não teremos mais suas picadas mordazes e bem humoradas em relação a administração, como aquela logo depois da eleição, quando Hernani ainda formava seu grupo e o César pediu a alguns em especial para deixarem o prefeito trabalhar, numa alusão clara que deveriam ficar de fora. Além de estarem de dentro, são todos seus companheiros agora. Tomando emprestado o jargão mais famoso do colunista ora levado ou elevado a servidor público, “existe coisas que só acontece em Passos, Londres e Sucupira”. Para falar a verdade, acho que é só em Passos mesmo, pois em Londres têm tantos tablóides que não teria como acomodar todos. Já em Sucupira, nem mesmo o seu eterno prefeito, Coronel Odorico Paraguaçu, teria tamanha astúcia na mordaça.
Como seres humanos que somos, é impossível não nos deixarmos contagiar pelo meio e tudo que nos cerca. Nós somos o que vemos, o que ouvimos, o que lemos, a somatória de tudo que está ao nosso redor, isso é muito natural. Por isso cobro sempre dos meus alunos muita leitura e diversificada, para diminuir a influência das fontes, nos tornando mais preparados. Dessa forma e só por isso, é uma pena a ida do César Tadeu Elias para a administração pública, pois deixa comprometida a credibilidade de algumas críticas vinculadas e provavelmente compromete os elogios que por ventura sejam feitos no futuro. A ele também desejamos sucesso e é sempre bom para todo crítico conhecer melhor o outro lado.
Sobre a terceira indicação vinculada à Folha pelo meu amigo, confesso a vocês que desconheço a pessoa para fazer qualquer análise a respeito, mas com certeza o tempo irá dizer qual o verdadeiro intuito, se profissional ou se a nomeação da irmã do dono do jornal é apenas mais um caso de boa vizinhança com a imprensa. Imprensa essa que emplacou mais um, mas esse não é da Folha, mais sim daquele outro jornal que apareceu durante a campanha e que também se notabilizou por descer o pau no ex-prefeito Ataíde. Fomos informados que o jornalista responsável também já faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura de Passos, trata-se de Cássio Cagliari.

Um comentário:

Anônimo disse...

...e a TV continua sempre imparcial, sempre Independência.
Sou fã e leitor seu Junior, leio todos os posts.