A Influenza “A” H1N1, mais conhecida como “Gripe Suína” bate a nossas portas, diante disso não tem como ficarmos alheios ao que está acontecendo. Todos devem estar engajados e, além de seguir as orientações, como cidadãos, temos a obrigação de difundi-las. Em Passos, a campanha municipal pede exatamente isso, o envolvimento de todos nós. O boletim desta deixa claro que não devemos procurar o Pronto Socorro (pela situação do mesmo isto a gente já sabe, devemos fazer isso o menos possível), mas com relação à “gripe suína”, não procurar o PS e os hospitais tem outro significado, evitar a proliferação da mesma. Temos ainda a indicação de telefones caso você apresente os sintomas da doença, são eles: 192, 3522-7177 e 0800-283-2255, esse último para pronto atendimento noturno, finais de semana e feriados. Por falar nos sintomas, estes são: febre repentina superior aos 37,5 graus; tosse; dor de cabeça; dores musculares e nas articulações, além da dificuldade de respirar. O panfleto traz também dicas de como evitar a contaminação. Quando tossir ou espirrar, cubra a sua boca e nariz com lenço descartável, caso não o tenha, utilize o antebraço. Se utilizar as mãos, lave-as rapidamente com água e sabão. O uso de máscaras é também indicado para prevenir contaminações. Por último, evite lugares com aglomeração de pessoas.
Isso tudo é muito sério e temos realmente que estarmos envolvidos. Contudo, já que você estará envolvido em relação a isso, aproveite o momento e continue desta forma, não pare. Envolva-se também em saber o porquê de outras coisas que dizem respeito à nossa cidade. Envolva-se em conhecer o funcionamento da máquina administrativa do seu município. Envolva-se em saber quem são e como trabalham os escolhidos para ocuparem cargos eletivos e de confiança. Procure saber sobre o horário de trabalho dos ocupantes em cargos públicos e suas verdadeiras funções. Envolva-se com o trabalho realizado pelos vereadores, o que fazem e o que deixam de fazer. Envolva-se com os projetos que estão sendo desenvolvidos. Veja o quanto eles visam o coletivo ou se atendem assuntos e interesses particulares. Acompanhe os desdobramentos destes. Envolva-se em cobrar a transparência prometida, verificando como são feitas as contratações de serviços e de pessoal pela administração. Envolva-se ainda em buscar respostas porque alguns serviços públicos têm sido tão mal executados. Envolva-se em saber para onde vai o dinheiro dos seus impostos. Envolva-se em conhecer os conchavos políticos da nossa cidade, quais as trocas que estes apresentam... Envolva-se pra valer, pois pelo visto, não temos mais aqueles motivados moços que faziam isso por nós. A cidadania pressupõe esse envolvimento. Envolva-se e não se deixe enrolar.
Por fim, envolva-se também em conhecer a palavra de Deus. Você verá que este é um exercício fascinante, pois esse é um “Deus de alianças, Deus de promessas, um Deus que não é homem pra mentir”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário